Quando chegamos na terceira idade, o principal interesse que temos é a qualidade de vida, afinal, isso é o mínimo que merecemos após anos e anos vencendo desafios, ultrapassando obstáculos, adquirindo experiências e se superando cada vez mais. Além disso, tudo isso também faz parte dos direitos dos idosos, que assegura que o mesmo possua condições para viver de uma forma tranquila com a saúde, o lazer, a segurança e locomoção bem preservadas.
A terceira idade também traz algumas limitações junto consigo, o que nos traz a necessidade de procurar por alternativas que melhorem a experiência do idoso em sua casa e fora dela também. E quando o assunto é mobilidade na terceira idade, é preciso aprender a usar os métodos mais tecnológicos e os mais antigos para tornar a rotina mais simples.
A mobilidade x Terceira idade
A seguir você confere quais são os direitos do idoso garantidos em lei, além das tecnologias que chegaram tomando conta da rotina diária dessas pessoas, ajudando-as de uma forma incrível.
A mobilidade em si
Infelizmente a mobilidade urbana está entre os fatores que mais diminuem a taxa de qualidade de vida dos idosos. Muitos deles aproveitam essa fase em que estão aposentados, com os filhos bem encaminhados e sem muitas preocupações, para viajar, passear, estudar e adquirir novos hobbies ou habilidades.
Porém, para isso é preciso que as condições de mobilidade sejam favoráveis, o que não acontece no Brasil, visto que o cenário que temos são ruas esburacadas nas calçadas, falta de degraus, rampas, locais com desnível… pode não parecer, mas isso afeta, e muito, a qualidade de vida do idoso.
Os direitos
A expectativa de vida do brasileiro ser cada vez maior e a quantidade de idosos que vão popular o nosso país em alguns anos, com essas informações em mãos, o governo e o mercado puderam entender melhor o quão importante é oferecer uma realidade com mais adaptações para os idosos. Por isso muitas empresas já mudaram a sua visão e começaram a ajustar seus produtos e ambientes para melhor acolhimento de pessoas com certa limitação, seja ela qual for.
Infraestrutura das cidades.
Assim como os produtos, os padrões de urbanização também devem evoluir, por isso a necessidade de oferecer melhores condições de mobilidade em todo o país, além de garantir políticas que assegurem a mobilidade e incentivem a capacidade funcional do idoso.
Tecnologia
O avanço da tecnologia está a tornado cada vez mais presente em nosso dia a dia, o que é ótimo. Se o assunto é fazer com que os idosos participem ativamente da sociedade e tenham acesso à serviços que os ajudem a exercer sua cidadania sem ter restrições de mobilidade, a tecnologia só pode atuar para o bem.